19 agosto, 2009

Um pouco de segurança para seu SO no VirtualBox

Mesmo para um usuário doméstico, um pouco de segurança cai bem. Se não fosse assim, ninguém se preocuparia em instalar um antivírus e, para os mais sabixões, um firewall. Todavia, quando estamos lidando com sistemas de uma empresa, todo cuidado é necessário, e vai desde evitar a perda de dados, pelo "falecimento" de um HD, utilizando um sistema RAID, até a uma implementação de um sistema de segurança para sistemas virtualizados que, por serem relativamente recentes, existe um temor natural de que algo possa fugir do controle dos administradores.

Se você é um usuário doméstico, ou mesmo um administrador de sistemas virtualizados de uma empresa, sempre é bom tomar um pouco de cuidado com a possibilidade de perda de dados. Se o seu caso é o primeiro, você já imaginou perder diversos trabalhos que estava em um sistema virtualizado pois você esqueceu de fazer backup deles (isso seria muito comum, pois quem iria se lembrar de que parte dos seus arquivos estão dentro de uma VM) :-(
Ok, ok, isso é por experiência própria!

Vamos aprender a criar snapshots de seu sistema virtualizado com o VirtualBox. Um snapshot funciona como se fosse uma imagem congelada do seu sistema em um determinado momento. Isso é muito útil se você deseja fazer um teste desconhecido que pode danificar o seu sistema. Se der algum problema, você poderá recuperar o seu sistema operacional da forma como ele estava no momento de criação do snapshot, ou seja, tudo volta a ser como era antes.

Para realizar essa tarefa, abra o VirtualBox, selecione qual será o sistema que você deseja criar um snapshot e, a seguir, entre na guia Snapshots, que está localizada a direira na janela principal do programa: (obs.: não carregue o sistema)

Clique no botão "Criar snapshot". A partir desse momento você terá um estado congelado do seu disco que poderá ser usado para recuperar o estado da sua VM a qualquer momento, retornando como era antes.

Caso seja necessário usar esse snapshot, basta clicar no botão ao lado do usado para criar o snapshot. Se você pousar o mouse sobre ele, você verá a indicação "Reverte o estado para o snapshot atual". Pronto, fim dos seus problemas.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário