01 agosto, 2009

Configurando pastas compartilhadas no VirtualBox

Além dos dispositivos usb (como pen drives), existe um outro modo de realizar transferência de arquivos entre a máquina virtual e o sistema hospedeiro. Pode-se facilmente criar uma pasta compartilhada entre os dois sistemas de forma a transferir arquivos de forma rápida e segura.

Para configurar uma pasta compartilhada, inicie sua máquina virtual. Com ela carregada, clique em Dispositivos > Pastas compartilhadas... A seguinte janela será exibida:

Clique na pasta com a seta verde (no canto direito superior) para adicionar uma nova pasta. A seguir, clique em "Caminho da pasta" e selecione a opção "outro". Marque também a opção tornar permanente.

Crie um nova pasta. Aqui, vou criar uma pasta chamada XP. Clique em OK e vá até sua máquina virtual. Abra o Prompt de comando do DOS e digite:

net use x: \\vboxsvr\xp

Se você escolheu outro nome para sua pasta compartilhada, basta substituir "xp" no final do arquivo pelo nome da sua pasta.

Esse comando irá carregar o compartilhamento da pasta. Vá até "Meu computador" e veja a pasta carregada nele.


Agora é só usar a pasta!

Até a próxima!!!

2 comentários:

  1. Estou querendo saber como é que faz essa configuração no compartilhamento de pastas é no Ubuntu, estou com o Ubuntu instalado como hospede e quero compartilhar umas pasta do windows com ele, até o momento já fiz a instalação dos adicionais para convidados, mas não sei como proceder depois disso.

    Quero que vocês me ajudem se for possivel

    ResponderExcluir
  2. Vlw Antonio Carlos
    Era exatamento o que estava procurando
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir