Família grande? Apenas um único computador em casa? Se você respondeu sim às duas questões anteriores, então sabe a bagunça que o seu computador deve estar.
Organizar o espaço de trabalho individual não é apenas uma questão de "higiene virtual", mas acima de tudo, uma questão de segurança. Já imaginou aquele seu relatório da empresa que demorou uma semana para ser concluído desaparecendo quando seu "pequeno" descobre a relação fatal entre o botão DEL e o comando "esvaziar lixeira"... Ou então ter que aguentar sua filha adolescente reclamandodos trabalhos escolares das músicas dela que desapareceram ... Melhor nem pensar nessas coisas :-P
Vamos aprender como criar usuários, dizer o que cada um deles pode ou não fazer, e criar uma ligação entre eles.
1. Criando usuários
Para criar um novo usuário vá em Sistema > Administração > Usuários e grupos. A seguinte janela será aberta:
Clique em "Desbloquear" e entre com a sua senha (somente para administradores do sistema). Ao entrar com sua senha, você passa a possuir privilégios de superusuário (root), podendo criar, excluir, editar, tanto usuários como grupos. Clique em "Adicionar usuário". A seguinte janela será exibida:
Nessa guia, defina o nome do usuário (o qual será utilizado pelo mesmo para fazer login) e o perfil do mesmo. Nesse ponto devemos tomar um pouco de cuidado. Se você escolher a opção "Aministrador", o usuário que está sendo criado terá todos os poderes do sistema, inclusive este de criar e excluir usuários. Ele terá acesso total ao seu sistema, o que não é muito desejável nesse caso. Escolha a opção "Desktop user", que é default, e defina uma senha para ele (a senha poderá ser modifcada pelo usuário posteriormente).
Na guia "Privilégios do usuário", selecione o que ele poderá ou não fazer dentro do sistema. Por exemplo, você pdoerá definir se ele poderá ou não usar uma unidade de CD/DVD, usar o VirtualBox, usar a rede, etc... Escolha as opções que melhor lhe convier.
Clique em OK. O usuário já está disponível no sistema.
2. Criando grupos
Grupos são conjuntos de usuários que possuem privilégios semelhantes para uma determinada tarefa. Vamos imaginar que na sua casa existam 5 pessoas: você, sua esposa (ou seu marido), e 3 filhos. Você armazena todas suas músicas na pasta /home/seu_nome_de_usuário/Músicas. Se criarmos os 5 usuários, provavelmente alguns deles irão fazer download das mesmas músicas da internet, o que ocupa desnecessariamente espaço no disco rígido. Além disso, poderíamos desejar acessar uma pasta que fosse comum a todos os usuários para troca de arquivos, quando necessário.
Para evitar esse tipo de problema vamos criar um grupo chamado "Música". Para isso, vá em Sistema > Administração > Usuários e grupos (o mesmo caminho feito para adicionar um usuário). Desbloqueie o aplicativo e clique em "Gerenciar grupos". A janela que aparecerá lista todos os grupos existentes em seu sistema:
Clique em "Adicionar grupo" e crie um grupo chamado "Música" e marque os usuários que terão acesso à ele:
Pronto, criamos um grupo chamado Música. Acontece que esse grupo pertence ao usuário que o criou e somente ele tem acesso. Vamos então arrumar essas coisinhas...
3. Configurando as permissões do grupo
Para configurar as pemissões do grupo precisamos utilizar apenas dois comandos. Abra o terminal: Aplicativos > Acessórios > Console e digite:
chown -R nome_do_dono:nome_do_grupo /home/trinity/Música
o que no meu caso seria:
chown -R trinity:Música /home/trinity/Música
O comando "chown" transfere a posse do grupo, que nesse caso vai de trinity para o grupo Música. O -R faz com isso ocorra de forma recursiva, ou seja, ocorra para todos os arquivos e sub-diretórios localizados dentro desse diretório. O "trinity" é o dono do grupo e que será passado para "Música". Por final, indicamos o caminho do diretório que desejamos que seja de acesso do grupo.
Logo a seguir, digite o comando:
chmod -R 775 /home/trinity/Música
Este comando (chmod) muda as permissões do diretório. O -R diz que será aplicado de modo recursivo, como já explicado acima. O valor 775 indica as permissões para o dono, para o grupo e para outros, nessa exata ordem. Portanto, o dono do diretório tem acesso valendo 7, o grupo tem acesso 7 e outros tem acesso 5. Vamos ver o que isso significa.
Cada um desses números indicam a soma das permissões desejadas, sendo:
4: permissão para leitura
2: permissão para escrita
1: permissão para execussão / listagem
Assim, o usuário que possui permissão 7 tem, na verdade, acesso total à pasta ou arquivo, pois o 7 é a soma de todas as permissões (4 + 2 +1). Portanto, o dono do diretório e o grupo (os dois primeiros 7) tem acesso total ao diretório /home/trinity/Música, mas os outros usuários tem acesso apenas a leitura e execussão / listagem (4 + 1).
Com isso realizado, os outros usuários pertencentes ao grupo podem agora fazer login e compartilhar as músicas (ou qualquer outro arquivo) que esteja na pasta /home/trinity/Música. Para verificar, faça login como um dos usuários pertecentes ao grupo (que não seja o dono). Abra o diretório pessoal e indique o caminho /home/usuário_dono_da_pasta/Música. Tente abrir um arquivo qualquer ou inserir um arquivo qualquer para ver o que acontece.
Até mais!
Organizar o espaço de trabalho individual não é apenas uma questão de "higiene virtual", mas acima de tudo, uma questão de segurança. Já imaginou aquele seu relatório da empresa que demorou uma semana para ser concluído desaparecendo quando seu "pequeno" descobre a relação fatal entre o botão DEL e o comando "esvaziar lixeira"... Ou então ter que aguentar sua filha adolescente reclamando
Vamos aprender como criar usuários, dizer o que cada um deles pode ou não fazer, e criar uma ligação entre eles.
1. Criando usuários
Para criar um novo usuário vá em Sistema > Administração > Usuários e grupos. A seguinte janela será aberta:
Clique em "Desbloquear" e entre com a sua senha (somente para administradores do sistema). Ao entrar com sua senha, você passa a possuir privilégios de superusuário (root), podendo criar, excluir, editar, tanto usuários como grupos. Clique em "Adicionar usuário". A seguinte janela será exibida:
Nessa guia, defina o nome do usuário (o qual será utilizado pelo mesmo para fazer login) e o perfil do mesmo. Nesse ponto devemos tomar um pouco de cuidado. Se você escolher a opção "Aministrador", o usuário que está sendo criado terá todos os poderes do sistema, inclusive este de criar e excluir usuários. Ele terá acesso total ao seu sistema, o que não é muito desejável nesse caso. Escolha a opção "Desktop user", que é default, e defina uma senha para ele (a senha poderá ser modifcada pelo usuário posteriormente).
Na guia "Privilégios do usuário", selecione o que ele poderá ou não fazer dentro do sistema. Por exemplo, você pdoerá definir se ele poderá ou não usar uma unidade de CD/DVD, usar o VirtualBox, usar a rede, etc... Escolha as opções que melhor lhe convier.
Clique em OK. O usuário já está disponível no sistema.
2. Criando grupos
Grupos são conjuntos de usuários que possuem privilégios semelhantes para uma determinada tarefa. Vamos imaginar que na sua casa existam 5 pessoas: você, sua esposa (ou seu marido), e 3 filhos. Você armazena todas suas músicas na pasta /home/seu_nome_de_usuário/Músicas. Se criarmos os 5 usuários, provavelmente alguns deles irão fazer download das mesmas músicas da internet, o que ocupa desnecessariamente espaço no disco rígido. Além disso, poderíamos desejar acessar uma pasta que fosse comum a todos os usuários para troca de arquivos, quando necessário.
Para evitar esse tipo de problema vamos criar um grupo chamado "Música". Para isso, vá em Sistema > Administração > Usuários e grupos (o mesmo caminho feito para adicionar um usuário). Desbloqueie o aplicativo e clique em "Gerenciar grupos". A janela que aparecerá lista todos os grupos existentes em seu sistema:
Clique em "Adicionar grupo" e crie um grupo chamado "Música" e marque os usuários que terão acesso à ele:
Pronto, criamos um grupo chamado Música. Acontece que esse grupo pertence ao usuário que o criou e somente ele tem acesso. Vamos então arrumar essas coisinhas...
3. Configurando as permissões do grupo
Para configurar as pemissões do grupo precisamos utilizar apenas dois comandos. Abra o terminal: Aplicativos > Acessórios > Console e digite:
chown -R nome_do_dono:nome_do_grupo /home/trinity/Música
o que no meu caso seria:
chown -R trinity:Música /home/trinity/Música
O comando "chown" transfere a posse do grupo, que nesse caso vai de trinity para o grupo Música. O -R faz com isso ocorra de forma recursiva, ou seja, ocorra para todos os arquivos e sub-diretórios localizados dentro desse diretório. O "trinity" é o dono do grupo e que será passado para "Música". Por final, indicamos o caminho do diretório que desejamos que seja de acesso do grupo.
Logo a seguir, digite o comando:
chmod -R 775 /home/trinity/Música
Este comando (chmod) muda as permissões do diretório. O -R diz que será aplicado de modo recursivo, como já explicado acima. O valor 775 indica as permissões para o dono, para o grupo e para outros, nessa exata ordem. Portanto, o dono do diretório tem acesso valendo 7, o grupo tem acesso 7 e outros tem acesso 5. Vamos ver o que isso significa.
Cada um desses números indicam a soma das permissões desejadas, sendo:
4: permissão para leitura
2: permissão para escrita
1: permissão para execussão / listagem
Assim, o usuário que possui permissão 7 tem, na verdade, acesso total à pasta ou arquivo, pois o 7 é a soma de todas as permissões (4 + 2 +1). Portanto, o dono do diretório e o grupo (os dois primeiros 7) tem acesso total ao diretório /home/trinity/Música, mas os outros usuários tem acesso apenas a leitura e execussão / listagem (4 + 1).
Com isso realizado, os outros usuários pertencentes ao grupo podem agora fazer login e compartilhar as músicas (ou qualquer outro arquivo) que esteja na pasta /home/trinity/Música. Para verificar, faça login como um dos usuários pertecentes ao grupo (que não seja o dono). Abra o diretório pessoal e indique o caminho /home/usuário_dono_da_pasta/Música. Tente abrir um arquivo qualquer ou inserir um arquivo qualquer para ver o que acontece.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário