18 agosto, 2009

Equivalência de softwares

Um dos principais incômodos aos usuários que migram de ambientes Windows para Linux não é o sistema operacional em si, mas os softwares para a realização de tarefas específicas, como edição de vídeos, músicas e imagens, formatação e edição de textos, planilhas e apresentações, criação de imagens, etc.

Já ouvi muitos usuários que migraram do Windows para o Linux reclamarem que o Linux é um porcaria e, por conseguinte, retornaram ao Windows. Em primeiro lugar, precisamos deixar algumas coisas bem claras:

1. Para o usuário, tanto faz qual é o sistema operacional, o que importa é quais são os softwares que rodam nele. Portanto, verifique se o seu software de uso crítico possui uma versão para Linux antes de migrar;

2. O Linux é, e sempre será, mais seguro que o Windows, pois o Windows é projetado para ser vulnerável, pois assim as empresas de segurança (antivírus, firewall, etc.) podem existir e empregar milhares de pessoas;

Para diminuir algumas dúvidas de usuários quanto aos softwares equivaletes em Windows, produzi esta lista de programas Windows com seus respectivos equivalentes em Linux. Não tecerei comentários a respeito da qualidade de cada programa, visto que não utilizo alguns deles e seria um contrassenso fazê-lo. Bom proveito!

1. Criação e Edição de Imagens

Corel Draw: existem algumas opções ao uso do Corel Draw no universo Linux. O primeiro deles é o Xara LX: gratuito

A sua segunda opção é o InkScape: gratuito


Como alternativas ao famoso Photoshop, apesar de algumas versões do mesmo rodarem sob Wine, temos o GIMP, o qual também possui uma versão para Windows: gratuito


Para a criação de imagens em 3D, como as do 3D-Studio, temos programas valiosos em Linux, muitos utilizados em diversos filmes de animação gráfica de Hollywood :

Maya: um dos mais populares software da Autodesk, embora seja pago.


Blender: possui tudo o que o 3D-Studio tem, sendo um dos seus principais concorrentes. gratuito


2. Edição de Vídeos

Para edição de vídeos, você poderá escolher entre:

Avidemux gratuito


KDEnlive: semelhante ao Windows Movie Maker. gratuito


3. Edição de Áudio

Para edição de áudio, você poderá utilizar alguns programas como o Audacity, que além de editor, também é um gravador. O mesmo também possui uma versão para Windows. gratuito


Outra boa opção é o Jokosher: gratuito


Para converter entre diferentes formatos de áudio, você tem a sua disposição o SoudKoverter: gratuito


4. Suite de Escritório

Para quem acha que existe somente o Microsoft Office sob a superfície da Terra, o OpenOffice faz muito bem seu papel. Possui versões para Mac, Windows e, lógico, para Linux. Aliás, já vem instalado por default em muitas distribuições Linux e Unix. No momento, a versão atual é a 3.0 e possui suporte a diversos idiomas, incluindo o português do Brasil, com um plugin das novas regras ortográficas. E o melhor de tudo: é gratuito. Bem diferente dos R$ 700,00 do Microsoft Office. Já imaginou o gasto de uma empresa com 30 computadores, cada um usando um Microsoft Office original? O custo para a mesma empresa, caso usasse o OpenOffice seri igual a R$ 0,00!


É claro que a lista não pára por ai. Caso você esteja pensando em migrar de sistema operacional, verifique os softwares de uso crítico:

  • se existe uma versão Linux deles;
  • se não existir, se podem ser substituídos por outros;
  • se não puderem, verifique se o mesmo roda por meio do Wine

Enfim, o Linux é uma plataforma. O que você realmente precisa para produção são softwares para rodar nessa plataforma. Saber quais são seus equivalentes é apenas o primeiro passo. Pense na redução de custos de sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário