06 agosto, 2009

Como instalar os adicionais para convidados em uma máquina virtual linux

Em meu artigo "Instalando adicionais para convidados no VirtualBox" mostrei como melhorar a perfomance de uma máquina virtual rodando WindowsXP. Como existe uma pequena diferença entre as instalações desses adicionais entre o XP e distribuições linux, vou mostrar um passo-a-passo de como fazê-lo.

A última versão do VirtualBox (3.0.4) corrigiu alguns bugs, entre eles alguns muito importantes para usuários Linux, como a correção dos aplicativos que utilizam o OpenGL, os quais faziam com que o vídeo perdesse qualidade e apresentasse erros. Além disso, foi também corrigido o suporte a 3D.

Para ilustrar o processo, estou utilizando um host Ubuntu 8.10, VirtualBox versão 3.0.4 e uma máquina virtual Ubuntu 9.10 (versão de teste - Karmic Koala).

Inicie sua máquina virtual Linux e, após completamente carregada, clique em Dispositivos > Instalar adicionais para convidados. Isso carregará o dispositivo no Desktop do usuário da máquina virtual, veja:

Clique no ícone criado e dê dois cliques no arquivo autorun.sh. Entre com sua senha de root e escolha a opção "executar no terminal". O programa iniciará a instalação e você verá a janela a seguir:

Ao concluir a instalação, basta reiniciar sua máquina virtual para que as mudanças sejam aplicadas, como por exemplo a visão full da tela.

Por enquanto é isso. Até a próxima.

2 comentários:

  1. Dentro da pasta nao existe o arquivo autorun.sh.

    Existe algum outro procedimento para abrir?

    ResponderExcluir
  2. Depois de instalar os Adicionais para convidado eu queria saber como faço para compartilhar uma pasta do hospedeiro(Windows 7) para o hospede(Ubuntu).

    Ate o momento eu só consegui compartilhar do windows xp para o xp.

    Se você puder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir