17 agosto, 2009

5 programas que não podem faltar em seu Linux

Um dos principais problemas enfrentados pelos usuários Linux, principalmente aqueles que migraram de outros sistemas operacionais como o Windows, está em descobrir quais são os programas que fazem no Linux aquelas tarefas no Windows. As vezes, muitos usuários deixam de utilizar o Linux por não saber quais programas ajustam-se às suas necessidades.

Para facilitar a vida dos usuários iniciantes, resolvi criar uma lista com os 5 principais programas que devem ser instalados no linux para realizar tarefas básicas. Como será visto, não inclui aqui o OpenOffice, um conjuto de programas para escritório semelhante ao Office da Microsoft, com seu famoso Word, Excell, etc. Logo publicarei um artigo tratando apenas dessa suíte de programas.


1. Ouvido suas músicas com o Amarok


Embora o Ubuntu já venha com um tocador de MP3 por default, o Rhytmbox, o Amarok é reconhecidamente um dos melhores programas para ouvir músicas. Ele conta com algumas coisinhas legais, como buscar e mostrar a letra da música que está tocando, dentro da própria janela do programa. Basta mudar de música que ele irá procurar automaticamente a letra da nova música. Além disso, conta com skins para personalização.

Para instala-lo, basta ir ao Gerenciador de Pacotes e digitar Amarok:

Sistema > Admnistração > Gerenciador de Pacotes Synaptic.

Marque o programa (marcar para instalação) e clique em aplicar. Pronto, o Amarok estará disponível em Programas > Multimídia > Amarok.


2. Assistindo vídeos no Totem


O Totem é apenas um dos muitos players de vídeos de qualidade para Linux, entretanto, destaca-se pela sua simplicidade e leveza. O programa consome pouca memória e abre rápido. Muitas distribuições linux o oferecem por default, como no caso do Ubuntu, por exemplo. Por meio dele, também é possível ouvir música em qualuqer formato. Caso você tenha baixado algum vídeo do Youtube, o formato .flv também é suportado.


3. Comunicando-se gratuitamente com o Skype


O Skype é o programa VoIP (Voice on IP - Voz sob IP) mais popular. É gratuito e suas ligações também são (apenas entre PCs). Caso deseje ligar para telefones fixos ou celulares (local, DDD, ou DDI), você pode comprar créditos no site do programa e fazê-las a um custo muito mais baixo do que o cobrado por operadoras convencionais. Além disso, o programa permite o uso de webcam e conversa via texto, além de chamadas em reunião com diversos participantes, o que é realmente importante para empresas, por exemplo.

O programa pode ser baixado no site www.skype.com. Você pode escolher em qual formato baixar o programa. Eu sugiro o formato .deb, pois é de fácil instalação. Para utilizar o programa, basta criar uma nova conta e adicionar os contatos.

Obs.: a qualidade da ligação e do vídeo estão diretamente relacionadas a qualidade da sua conexão com a internet.


4. Gravando CDs e DVDs com o K3B


O K3B é o mais popular dos programas para gravação de CD e DVD no universo Linux. Embora não venha instalado por default no Ubuntu, o mesmo pode ser instalado pelo Gerenciador de Pacotes Synaptic.

Nele encontramos diversas opções de gravação, desde criar um disco botável, até ripagem de CDs e DVDs. Um ótimo programa para quem está acostumado com o Nero.


5. Criando um álbum de fotografias com o Picasa


O pessoal do Google não dorme em serviço! O Picasa é um programa gratuito oferecido pelo pessoal do famoso buscador da internet (o oráculo do século XXI :-P) no qual você não apenas visualiza suas fotos, mas também as modifica. O Picasa permite que você faça ajustes nas imagens de forma bem simples, sem a necessidade de programas como o Photoshop ou conhecimentos sobre edição de imagens.

O programa pode ser baixado pelo site http://picasa.google.com.br/linux. Escolha o formato de acordo com sua distribuição:

.deb - distribuições derivadas do Debian, como o Ubuntu
.rpm - distribuições derivadas do Red Hat, como Fedora, Suse, Mandriva

Bom, por hora é só. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário