22 abril, 2010

Efeito Exposé no Ubuntu Linux

Para aqueles que adoram os efeitos de desktop dos computadores da Apple, mais um programa pode ser instalado para deixá-lo com o estilo Mac.

O efeito Exposé mostra miniaturas das janelas que estão abertas, facilitando a migração entre as mesmas. Basta ir com o mause até o canto do desktop que todas as janelas ficam disponíveis, bastando clicar sobre o programa que deseja utilizar no momento. Assim:


Para instalar o programa e deixá-lo como na imagem abaixo, vá ao terminal e digite:

sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-tweak (ou procure no synaptic por tweak)

Pronto. O programa pode ser acessado em Aplicativos > Sistema > Ubuntu Tweak. Clique em Configurações do Compiz e na opção "Configurações de Canto da área de trabalho" selecione o canto da área de trabalho e o comportamento que será adotado por ela quando o mouse passar por ele.

PS: para funcionar, é preciso ter o Compiz funcionando.

19 março, 2010

WePad - mais um rival para o iPad e Kindle


O ano de 2010 será, provavelmente, o ano em que surgirá mais modelos de eReaders no mercado, que é atualmente dominado pelo kindle, da Amazon. Embora a Apple tenha divulgado o lançamento de seu iPad, ele ainda não está disponível à venda no Brasil, o que ainda deverá demorar a acontecer.

Por outro lado, diversas empresas de tecnologia vêm correndo contra o tempo para lançar produtos semelhantes. Exemplo disso é a Neofonie, uma empresa alemã que acabou de divulgar o lançamento de seu produto que aparentemente veio para brigar diretamente com iPad. Chamado de WePad, o gadget sairá de fábrica com um processador Intel Atom N450 de 1.66 GHz, placa de vídeo GMA 3150, webcam, bateria com duração de 6 horas, 2 entradas USB, 1 leitor de cartão de memória flash e, o principal do ponto de vista do usuário final, uma tela de 11.6", com uma resolução de 1366 x 768 pixels sensível ao toque. Tudo isso rodando o sistema operacional que embarca diversos smatphones, o Android, do Google.

Abaixo, algumas imagens do WePad:


Ainda sem preço e data de vendas definidos, o WePad aponta como uma das melhores alternativas até o momento para aqueles que não querem adquirir um iPad ou Kindle. A Amazon e a Apple que se cuidem, pois muito mais está por vir!

18 março, 2010

Apostila Inkscape

Para aquele que acham que não existe nada além do CorelDRAW, aconselho a olharem as coisa por outros parâmetros. Embora não atinja o absolutismo da qualidade do CorelDRAW, o Inkscape é uma ferramenta livre muito útil e versátil na área de criação de imagens.

Para facilitar um pouco mais as coisas, Cícero Moraes, um digital designer autodidata, resolveu dar uma mãozinha àqueles que gostariam de utilizar o Inkscape. Ele escreveu uma apostila sobre o assunto e dispopnibilizou gratuitamente. Para baixá-la, basta clicar na imagem abaixo:

Bom proveito!

04 março, 2010

O novo visual do Ubuntu 10.04

Após 6 anos utilizando o tema Human, a Canonical, com a ajuda de diversos parceiros, resolveu mudar a cara do Ubuntu. A nova versão (10.04, codinome Lucid Lynx) virá com um novo tema default.

Longe de ser apenas uma mudança no visual do sistema, as alterações realizadas pela Canonical influenciam em todo o marketing que envolve o Ubuntu, visto o enorme avanço em sua adoção por todo o planeta.

Uma das modificações que ganham destaque é a posição dos botões de fechar, minimizar e maximizar, que na nova versão estarão alinhados no canto esquerdo da janela, da mesma forma como ocorre com o MAC OS.

Confira abaixo algumas imagens do novo tema default do Ubuntu 10.04:

Boot Splash

Temas



Novos logos

27 fevereiro, 2010

Problemas com som no Ubuntu 9.10

Anteriormente eu publiquei um artigo sobre o som no Ubuntu 9.10 explicando que havia uma incompatibilidade entre o driver do modem e o driver do som.

Mais recentemente, verifiquei que outras pessoas também apresentaram problemas com o som, assim como eu tive ao instalar o Ubuntu no meu novo desktop. Fuçando aqui e ali, percebi que o som tinha sido instalado corretamente, mesmo não saindo absolutamente nada pelas caixas de som.

Acabei por descobrir que o som estava, na verdade, muito baixo, e só consegui aumentar o volume após a instalação do Alsamixer. Para isso, vá até o gerenciador de pacotes Synaptic (Sistema > Adminstração > Gerenciador de pacotes Synaptic) e procure por alsamixer. Marque-o para instalação clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção "Marcar para instalação":


Olhe só como estavam os controles quando instalei o Alsamixer:

Para ouvir o som, basta aumentar o volume pelo Alsamixer, que foi instalado em Aplicativos > Multimedia > Alsamixer.

Espero que esse artigo resolva seu problema.

Até a próxima!

26 fevereiro, 2010

Reinstalação do sistema sem perder o /home

No artigo anterior mostrei como fazer a instalação do /home separado do /, a fim de evitar a perda de dados pessoais caso ocorra alguma pane irreversível no sistema. Agora, vou mostrar como proceder se algum problema ocorrer com o sistema e seja necessário reinstalá-lo.

Primeiramente, inicie a instalação convencional dos sistema pelo LiveCD do Ubuntu, da mesma forma como você fez da primeira vez que o instalou. No momento do particionamento do disco, faça exatamente como no artigo anterior, apenas com uma ressalva: DESMARQUE A OPÇÃO DE "FORMATAR" A PARTIÇÃO /HOME:

Caso você esqueça a opção "formatar" selecionada, todos os dados contidos no /home serão perdido, e é exatamente isso que não queremos. Basta apenas desmarcar essa opção. A seguir, crie o usuário como o mesmo nome que estava na instalação anterior para poder ter acesso aos seus documentos.

Prossiga com a instalação e, ao reiniciar o sistema, você verá que não somente os seus arquivos estão todos disponíveis, como também suas configurações, como tema, papel de parede, etc...

Espero que essa dica seja útil.

Até a próxima!

Instalação do ubuntu com /home em partição separada

Se você é novo no mundo Linux, as chances de dar algo errado são grandes. Não pelo sistema em si, mas pela lei de Murphy :)

Assim como em outros sistemas operacionais, o mais recomendado é, ao instalar o sistema operacional, indicar uma partição diferente para gravar seus dados. Isso é importante por que se houver qualquer problema com o sistema operacional e você não conseguir mais acessá-lo, seus arquivos estarão longe do problema e, ao reinstalar o sistema, eles não serão perdidos.

Nesse artigo, o qual é dedicado principalmente aos novatos em Linux, vou mostrar como criar uma partição separada para colocar os seus arquivos pessoais. Vamos lá, mãos à obra...

Um dos passos da instalação do Ubuntu é a escolha e formatação do disco no qual ele será instalado, e é aqui que tudo vai acontecer. Para colocar o seu /home (equivalente ao "Meus documentos" do Windows) em uma partição separada, siga os passo abaixo:

1. Selecione a opção "Especificar particionamento manual (avançado)" e clique em "avançar":


2. Com o espaço total disponível à mostra, clique em "Nova tabela de partição". Isso disponibilizará o disco para a instalação. A seguir, clique em "Adicionar". Surgirá a seguinte janela:

Como dica, deixe pelo menos 2,5 Gb (2500 Mb) de espaço para a instalação do diretório raiz, como você pode observar em "Novo tamanho da partição em megabytes". No item "Ponto de montagem", selecione a opção "/", como mostrado acima. Clique em OK. Você verá a seguinte tela:



3. Após criar a partição para a raiz do sistema (/), vamos agora criar a partição para o nosso /home. Selecione "espaço livre" e clique em adicionar, como mostra a posição o mouse na imagem acima.

Voltamos novamente à janela de criação de partição. Em "Ponto de montagem" selecione a opção /home (como indicado na imagem acima) e clique em OK.

4. Feito isso, você verá como ficaram as partições de seu HD:

Clique em avançar e conclua a instalação.

A partir de agora, todos os arquivos do /home serão gravados em uma partição separada do sistema raiz (/)

No próximo artigo irei mostrar como reinstalar o sistema sem a perda dos dados do /home.

Até mais!

Como alterar o tamanho dos ícones no Ubuntu

Talvez você já tenha visto algum screenshot por ai e percebeu que alguns ícones, como o do "Computador", estavam com um tamanho maior, destacando-se dos demais. Pois bem, nesse artigo vou mostrar, de forma fácil, como alterar o tamanho dos ícones.

Em primeiro lugar, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone que deseja alterar o tamanho e, em seguida, clique em "esticar...". O ícone ficará redimensionável, conforme a figura a seguir:

Agora é só clicar e arrastar os cantos para deixar o ícone do tamanho desejado. veja um screenshot da minha área de trabalho depois dessas alterações:

Até a próxima!

11 fevereiro, 2010

Mostrando o ícone da lixeira, pasta pessoal e do computador no Desktop

Para quem utiliza o Gnome, já deve ter surgido a dúvida de como mostrar os ícones da lixeira, do computador e da pasta pessoal no desktop.

Pois bem, para fazer com que esse ícones sejam exibidos no seu desktop use as tecla Alt + F2:

Digite gconf-editor (como mostrado na imagem acima) e clique em executar. A seguinte janela será aberta:


Vá em Apps > Nautilus > Desktop. Marque as opções de ícones que você deseja que sejam mostradas na área de trabalho.


Espero que essa dica tenha ajudado.


11 janeiro, 2010

Iniciando automaticamente máquinas virtuais no VirtualBox


Acabei de ler um artigo bem interessante que mostra como iniciar uma determinada máquina virtual no VirtualBox, sem a necessidade de abrir o programa do VirtualBox e depois carregar a máquina.

Isso se destina àqueles que possuem apenas uma máquina virtual ou usa com muita frequência uma delas. O mecanismo funciona apenas como um "atalho" para sua máquina virtual preferida.

Para fazer sua máquina virtual subir diretamente, crie um lançador na área de trabalho ou até mesmo no Avant Window Navigator (AWN) cujo comando é:

VirtualBox --startvm "Windows 7"

Note que Windows 7 está entre aspas. Isso deve ser feito se o nome da sua máquina virtual contiver espaços. Caso não haja nenhum espaço no nome, o nome da máquina pode ficar sem aspas.


Até a próxima!

09 janeiro, 2010

Instalando novos driver nVidia no karmic koala


Recentemente a nVidia liberou os drivers de suas placas gráficas com suporte para a versão 1.7 do xorg. Vamos ver como instalar esses drivers sem problemas.

Primeiramente, entre no site da nVidia (http://www.nvidia.com/Download/index.aspx?lang=en-us) e faça o download do drivre específico para sua placa. Feito o download, vá até o diretório onde você salvou o arquivo e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Entre em "Propriedades". Marque a opção "Permitir a execução do arquivo como um programa".

Obs.: a marcação dessa opção é o equivalente, em modo texto, a usar o comando chmod a+x nomedoarquivo, que tem por finalidade permitir que um arquivo possa ser executado.

O driver deverá ser instalado via modo texto, sem que nenhuma instância do servidor gráfico este ativa. Para tanto, vamos ao que interessa:

1. Dê um Ctrl + Alt + F1. Isso irá fazer o modo texto ser carregado. Entre com seu login e sua senha.
2. Para descarregar o servidor gráfico ativo, dê os seguintes comandos:

cd / [enter] --->este comanda entra no diretório raiz
sudo etc/init.d/gdm stop [enter] ---> este comando desativa o servidor gráfico

3. Com o servidor gráfico já desabilitado, vamos proceder com a instalação. Entre no diretório em que você salvou o arquivo de instalação baixado do site da nVidia, no meu caso, o diretório Downloads:

cd /home/seunomedeusuario/Downloads [enter] ---> entra no diretório onde está o arquivo
sudo ./nomedoarquivoquevocesalvou.run [enter] ---> executa o arquivo de instalação

4. Siga o passo-a-passo da tela.
5. Ao terminar a instalação, digite:

sudo reboot [enter] ---> este comando reinicia o computador

Ao reiniciar seu computador, seu novo driver estará ativo. Espero que este artigo lhe seja útil.

Abraços