26 fevereiro, 2010

Instalação do ubuntu com /home em partição separada

Se você é novo no mundo Linux, as chances de dar algo errado são grandes. Não pelo sistema em si, mas pela lei de Murphy :)

Assim como em outros sistemas operacionais, o mais recomendado é, ao instalar o sistema operacional, indicar uma partição diferente para gravar seus dados. Isso é importante por que se houver qualquer problema com o sistema operacional e você não conseguir mais acessá-lo, seus arquivos estarão longe do problema e, ao reinstalar o sistema, eles não serão perdidos.

Nesse artigo, o qual é dedicado principalmente aos novatos em Linux, vou mostrar como criar uma partição separada para colocar os seus arquivos pessoais. Vamos lá, mãos à obra...

Um dos passos da instalação do Ubuntu é a escolha e formatação do disco no qual ele será instalado, e é aqui que tudo vai acontecer. Para colocar o seu /home (equivalente ao "Meus documentos" do Windows) em uma partição separada, siga os passo abaixo:

1. Selecione a opção "Especificar particionamento manual (avançado)" e clique em "avançar":


2. Com o espaço total disponível à mostra, clique em "Nova tabela de partição". Isso disponibilizará o disco para a instalação. A seguir, clique em "Adicionar". Surgirá a seguinte janela:

Como dica, deixe pelo menos 2,5 Gb (2500 Mb) de espaço para a instalação do diretório raiz, como você pode observar em "Novo tamanho da partição em megabytes". No item "Ponto de montagem", selecione a opção "/", como mostrado acima. Clique em OK. Você verá a seguinte tela:



3. Após criar a partição para a raiz do sistema (/), vamos agora criar a partição para o nosso /home. Selecione "espaço livre" e clique em adicionar, como mostra a posição o mouse na imagem acima.

Voltamos novamente à janela de criação de partição. Em "Ponto de montagem" selecione a opção /home (como indicado na imagem acima) e clique em OK.

4. Feito isso, você verá como ficaram as partições de seu HD:

Clique em avançar e conclua a instalação.

A partir de agora, todos os arquivos do /home serão gravados em uma partição separada do sistema raiz (/)

No próximo artigo irei mostrar como reinstalar o sistema sem a perda dos dados do /home.

Até mais!

Um comentário:

  1. Boa Tarde!
    Eu uso windows, estou a migrar para o ubuntu. Eu uso uma partição de dados, onde fiz o backup de todos os meus ficheiros pessoais. Como eu instalo o ubuntu mantendo essa partição e esses dados?

    ResponderExcluir