11 janeiro, 2010

Iniciando automaticamente máquinas virtuais no VirtualBox


Acabei de ler um artigo bem interessante que mostra como iniciar uma determinada máquina virtual no VirtualBox, sem a necessidade de abrir o programa do VirtualBox e depois carregar a máquina.

Isso se destina àqueles que possuem apenas uma máquina virtual ou usa com muita frequência uma delas. O mecanismo funciona apenas como um "atalho" para sua máquina virtual preferida.

Para fazer sua máquina virtual subir diretamente, crie um lançador na área de trabalho ou até mesmo no Avant Window Navigator (AWN) cujo comando é:

VirtualBox --startvm "Windows 7"

Note que Windows 7 está entre aspas. Isso deve ser feito se o nome da sua máquina virtual contiver espaços. Caso não haja nenhum espaço no nome, o nome da máquina pode ficar sem aspas.


Até a próxima!

5 comentários:

  1. Não funciona com "--startvm" mas com "-startvm". Pelo menos no meu Ubuntu 9.04...

    Tiago

    ResponderExcluir
  2. usei o mesmo que o amigo aqui acima e deu certo assim: VirtualBox -startvm "nome da maquina" no kubuntu 9.10... Vlw mesmo cara!!!! tava procurando isso mesmo, agora só basta saber como coloco ele pra iniciar junto com o Kubuntu...caso vc saiba. pauloroberto.neves(arroba)gmail.com.. vlww

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho Ubuntu...
    Aqui vai-se a sistema > preferências > aplicações de arranque. Lá é só adicionar! No "comando" pões VirtualBox -startvm "nome da máquina.


    Tiago

    ResponderExcluir
  4. Olá , adorei a dica cara, ams se se eu tiver usando o windows e subir sempre o ubuntu? eu to aprendendo agora a usar o gnu/linux por isso uso o ubuntu numa vm. tem como colocar algum comando pra iniciar a maquina virtual junto com o windows?
    tava louco por isso.

    valew!

    ResponderExcluir
  5. Bruno - "c:\Program Files\Oracle\VirtualBox\VirtualBox.exe" --startvm Ubuntu

    ResponderExcluir