20 novembro, 2009

Problemas com som no ubuntu 9.10 (Karmic Koala)?


Alguns usuário da nova versão do Ubuntu (9.10- codinome Karmic Koala) tem sofrido com problemas no som. Os principais sintomas apresentados são:

  1. O som não funciona, mesmo o ícone de som ao lado do relógio estando ativo;
  2. Quando se carrega manualmente o dispositivo de som, ele apresenta estalos constantemente.

Como muitas pessoas apresentaram esse problema (inclusive eu, no meu laptop), resolvi esclarecer o problema e solucioná-lo de definitivamente.

Ao terminar a instalação do sistema operacional, o mesmo é reiniciado. Ao reiniciar, surge automaticamente uma tela de "Drivers de Hardware", que detectou que seu modem possui driver proprietário. Ele pergunta se você deseja ativa-lo e você, obviamente, responde que sim.

Ao ativar o driver do modem, o mesmo passa a usar o ALSA (Advanced linux Sound Architecture) que, como o próprio nome diz, é a arquitetura responsável pelo funcionamento dos dispositivos de som. Assim, com o ALSA trabalhando para o modem, o som não é carregado, a não ser que você carregue-o manualmente no terminal;

sudo alsa force-reload

Se você está com esse problema, basta ir até Sistema>Administração>Drivers de Hardware e desabilitar o modem.

No meu caso ele já foi desabilitado. No seu, ao invés do botão "Ativar" estar presente, será exibido o botão "Desativar". Clique nele e reinicie o computador. Ao reiniciar, provavelmente você não ouvirá nenhum som, pois o volume deverá estar no mínimo. Clique com o botão direto do mouse no ícone do som (ao lado do relógio) e selecione "preferências". Aumente o volume e ouça suas músicas!

Até mais!

6 comentários:

  1. Interessante este bug. Há dois que me tiram o sono:

    * Desde o Intrepid minhas teclas de multimídia (para baixar, aumentar e emudecer o som) não funcionam corretamente -- o notify-osd entra em parafuso, aumentando/diminuindo ao máximo o som, mesmo com um toque leve nas funções, e travando o gnome-panel que só retorna com um killall gnome-panel.

    * No Karmic, se eu deixo o laptop descansar a tela, quando volto a usá-lo, perco o som. Recarregar o ALSA não resolve, nem mesmo reiniciando o laptop.

    Já viu algo assim? Se sim, saberia como resolver?

    ResponderExcluir
  2. Estou com um problema de som no 9.10 que já não sei o que fazer, não consigo inicializar o som com a biblioteca Allegro 4.2.2, alguem tem uma dica ?

    ResponderExcluir
  3. Estou com o mesmo problema *João >>>
    Quando ligo o laptop o som é normal, mas se eu deixo ele sem tocar nada de música por um tempo ... o som para de funcionar.


    Ajuda!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ... sou mais um grato pela dica ;)
    VLW!

    ResponderExcluir
  5. Tenho o mesmo problema, mas esta dica não resolveu. Abraços.

    ResponderExcluir