03 dezembro, 2009

ChromiumOS no VirtualBox

O pessoal do Google não brinca em serviço e o mesmo vale para o pessoal da Dell. Após algumas semanas do lançamento do ChromeOS para os desenvolvedores, os engenheiros da Dell já conseguiram fazer o novo sistema operacional rodar em seu netbook Mini 10v.

Para uma maior divulgação do novo sistema, uma imagem .img foi disponibilizada no site da Dell, e pode ser obtida no link abaixo:
Entretanto, arquivos com extensão .img foram criados para serem instalados diretamente em um pen-drive. Para instalar no VirtualBox, por exemplo, você precisaria de uma imagem do tipo .iso.

O VirtualBox possui funções que vão muito além das observadas no modo gráfico do programa. O modo escrito possui diversas funcionalidades que nos auxiliam muito no manuseio de discos virtuais, por exemplo. Para converter uma imagem .img diretamente para .vdi (que é o formato final do arquivo de um sistema operacional instalado no VirtualBox) utilize o comando no terminal (Linux) ou no Dos (Windows):

VBoxManage convertfromraw -format VDI [filename].img [filename].vdi

Obviamente você deverá estar no diretório em que se encontra o arquivos .img e substituir os [filename] acima pelos respectivos nomes dos arquivos de entrada [filename].img e de saída [filename].vdi. Veja o que fiz:

A seguir, inicie a instalação de um sistema operacional no VirtualBox de forma normal. No momento de escolher o disco virtual, marque a opção "Utilizar disco já existente", como mostrado na imagem abaixo:

Clique no botão em formato de pasta para escolher o arquivo. Será aberta a seguinte janela:

Clique em "Acrescentar" e selecione o arquivo que você criou em formato .vdi. Clique em "Selecionar" e continue a instalação de forma convencional.

Na primeira vez que você subir a máquina virtual do Chromium, você terá uma surpresa quanto à velocidade de carregamento do sistema. Aqui no meu desktop (AMD Phenon Quad-core, 4 Gb) o sistema chegou na tela de login em aproximadamente 6 segundos.

Os engenheiros da Dell colocaram o nome de usuário de "dell" e a senha também "dell". Mais alguns segundos e o sistema está completamente carregado.

Agora é com você. Instale o Chromium no VirtualBox, faça o teste e poste aqui seus comentários sobre o novo sistema do Google.

Até a próxima!


7 comentários:

  1. Rapaz, consegui rodar, mas ficou bastante lento aqui na minha máquina. Pus 256 mb de memória na máquina virtual. Mesmo assim, deu pra ter uma idéia de como ficará o OS do google.

    ResponderExcluir
  2. Achei também um pouco lento. Pus 1500 Mb de memória, mas não adiantou. O OS da google tem muito ainda o que acrescentar.

    ResponderExcluir
  3. Aqui rodou bem só que não está navegando pois estou atrás de um proxy e não consigo alterar as configurações.

    ResponderExcluir
  4. Acessou rápido aqui, 8s (core 2 duo, 4GB RAM com 512 liberado para o Chromium OS). Bem espartano... um navegado com aba para acessar outros aplicativos, os quais, diga-se de passagem são todos web.

    ResponderExcluir
  5. O sistema se baseia simplemete em navegação web. E quanto aos IM´s?
    aonde foram parar?
    Acho que o google tem muito arroz com feijão para comer ainda no Chromium OS, ainda mais para quem pretende desbancar a M$ neste nicho de mercado ainda esta muito longe disso acontecer.
    E por ser baseado no Linux, senti falta de um terminalzin básico para dar uma geral pelo sistema...hehehehe!!

    ResponderExcluir
  6. Olá

    você selecionou qual sistema linux? ubuntu, debian ou outros?

    grato

    ResponderExcluir