12 novembro, 2009

Movies on Linux

Este artigo não tem por finalidade ser técnico, mas sim informativo.

Sempre que comento em minhas aulas sobre o uso de Linux, sempre surge a afirmativa errônea de que existem poucos softwares para tal plataforma. Nesse caso temos que esclarecer duas coisas:

  1. Existem mais softwares para Linux do que para Windows, sendo que a esmagadora maioria deles também é software livre e está em constante aperfeiçoamento, sendo lançadas versões de atualização em pouco tempo;
  2. As pessoas, de forma geral, padecem de um mal crônico: PREGUIÇA MENTAL. Ninguém quer ficar pesquisando qual o nome do software que faz isso ou aquilo, se o vizinho da cadeira do lado sabe que o software X faz isso em Windows.
Mas, enfim, o que tudo isso tem a ver com os recursos para edição de vídeo em Linux? Simples: todos acham que o sistema mais usado para edição de filmes, desenvolvimento 3D, etc, está baseado em Windows ou Mac. Certo? Pois é, não é bem assim. Abaixo você confere uma lista resumida de filmes que foram produzidos em Linux:

  • Shrek;
  • Titanic;
  • O senhor dos anéis;
  • Vida de inseto;

Os principais estúdios de animação gráfica (Dreamworks, Pixar e Lucas Arts) utilizam o Linux no desenvolvimento de seus filmes.


Mas por que esses estúdios utilizam Linux? Simplesmente por que os melhores softwares de desenvolvimento em 3D possuem versão para Linux, como por exemplo o Blender. Olhe só a imagem abaixo:

Foto? Não, apenas um objeto em 3D que foi totalmente em Blender. Para ver mais imagens, clique na imagem do sapo.

E sabe qual é o custo para os estúdios instalarem tal programa em suas máquinas e começarem a produzir? ZERO. Se não acredita, clique no link abaixo e baixe o programa.

Os filmes produzidos com Blender são de altíssima qualidade, e não é de se estranhar que eles ganhem as telas de cinema do mundo todo. Deseja assistir um deles? Clique na imagem abaixo:


Bom, se você entendeu que se os maiores estúdios de animação gráfica usam plataforma Linux, não há nenhum motivo para acreditar que os recursos para desenvolvimento 3D ou edição de vídeos só existam para Win/Mac.

That's all folks!

2 comentários:

  1. pow cara......
    O Linux é o bicho.
    SENSACIONAL.......
    BY.:Boby:.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Antonio, muito pertinente seu comentário, hoje eu utilizo o Mac, mas sempre usei o linux, tando é que gostaria de colocar meu notebook da minha sala onde possuo uma TV 3D, esse Note é um HP que possui Drive Bluray, será que com o Ubuntu por exemplo eu consigo um software para reproduzir as Midas 3D para minha TV??

    um Grande abraço,

    Estevão Lucio Sperandio
    estevaoes@gmail.com

    ResponderExcluir