27 fevereiro, 2010

Problemas com som no Ubuntu 9.10

Anteriormente eu publiquei um artigo sobre o som no Ubuntu 9.10 explicando que havia uma incompatibilidade entre o driver do modem e o driver do som.

Mais recentemente, verifiquei que outras pessoas também apresentaram problemas com o som, assim como eu tive ao instalar o Ubuntu no meu novo desktop. Fuçando aqui e ali, percebi que o som tinha sido instalado corretamente, mesmo não saindo absolutamente nada pelas caixas de som.

Acabei por descobrir que o som estava, na verdade, muito baixo, e só consegui aumentar o volume após a instalação do Alsamixer. Para isso, vá até o gerenciador de pacotes Synaptic (Sistema > Adminstração > Gerenciador de pacotes Synaptic) e procure por alsamixer. Marque-o para instalação clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção "Marcar para instalação":


Olhe só como estavam os controles quando instalei o Alsamixer:

Para ouvir o som, basta aumentar o volume pelo Alsamixer, que foi instalado em Aplicativos > Multimedia > Alsamixer.

Espero que esse artigo resolva seu problema.

Até a próxima!

26 fevereiro, 2010

Reinstalação do sistema sem perder o /home

No artigo anterior mostrei como fazer a instalação do /home separado do /, a fim de evitar a perda de dados pessoais caso ocorra alguma pane irreversível no sistema. Agora, vou mostrar como proceder se algum problema ocorrer com o sistema e seja necessário reinstalá-lo.

Primeiramente, inicie a instalação convencional dos sistema pelo LiveCD do Ubuntu, da mesma forma como você fez da primeira vez que o instalou. No momento do particionamento do disco, faça exatamente como no artigo anterior, apenas com uma ressalva: DESMARQUE A OPÇÃO DE "FORMATAR" A PARTIÇÃO /HOME:

Caso você esqueça a opção "formatar" selecionada, todos os dados contidos no /home serão perdido, e é exatamente isso que não queremos. Basta apenas desmarcar essa opção. A seguir, crie o usuário como o mesmo nome que estava na instalação anterior para poder ter acesso aos seus documentos.

Prossiga com a instalação e, ao reiniciar o sistema, você verá que não somente os seus arquivos estão todos disponíveis, como também suas configurações, como tema, papel de parede, etc...

Espero que essa dica seja útil.

Até a próxima!

Instalação do ubuntu com /home em partição separada

Se você é novo no mundo Linux, as chances de dar algo errado são grandes. Não pelo sistema em si, mas pela lei de Murphy :)

Assim como em outros sistemas operacionais, o mais recomendado é, ao instalar o sistema operacional, indicar uma partição diferente para gravar seus dados. Isso é importante por que se houver qualquer problema com o sistema operacional e você não conseguir mais acessá-lo, seus arquivos estarão longe do problema e, ao reinstalar o sistema, eles não serão perdidos.

Nesse artigo, o qual é dedicado principalmente aos novatos em Linux, vou mostrar como criar uma partição separada para colocar os seus arquivos pessoais. Vamos lá, mãos à obra...

Um dos passos da instalação do Ubuntu é a escolha e formatação do disco no qual ele será instalado, e é aqui que tudo vai acontecer. Para colocar o seu /home (equivalente ao "Meus documentos" do Windows) em uma partição separada, siga os passo abaixo:

1. Selecione a opção "Especificar particionamento manual (avançado)" e clique em "avançar":


2. Com o espaço total disponível à mostra, clique em "Nova tabela de partição". Isso disponibilizará o disco para a instalação. A seguir, clique em "Adicionar". Surgirá a seguinte janela:

Como dica, deixe pelo menos 2,5 Gb (2500 Mb) de espaço para a instalação do diretório raiz, como você pode observar em "Novo tamanho da partição em megabytes". No item "Ponto de montagem", selecione a opção "/", como mostrado acima. Clique em OK. Você verá a seguinte tela:



3. Após criar a partição para a raiz do sistema (/), vamos agora criar a partição para o nosso /home. Selecione "espaço livre" e clique em adicionar, como mostra a posição o mouse na imagem acima.

Voltamos novamente à janela de criação de partição. Em "Ponto de montagem" selecione a opção /home (como indicado na imagem acima) e clique em OK.

4. Feito isso, você verá como ficaram as partições de seu HD:

Clique em avançar e conclua a instalação.

A partir de agora, todos os arquivos do /home serão gravados em uma partição separada do sistema raiz (/)

No próximo artigo irei mostrar como reinstalar o sistema sem a perda dos dados do /home.

Até mais!

Como alterar o tamanho dos ícones no Ubuntu

Talvez você já tenha visto algum screenshot por ai e percebeu que alguns ícones, como o do "Computador", estavam com um tamanho maior, destacando-se dos demais. Pois bem, nesse artigo vou mostrar, de forma fácil, como alterar o tamanho dos ícones.

Em primeiro lugar, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone que deseja alterar o tamanho e, em seguida, clique em "esticar...". O ícone ficará redimensionável, conforme a figura a seguir:

Agora é só clicar e arrastar os cantos para deixar o ícone do tamanho desejado. veja um screenshot da minha área de trabalho depois dessas alterações:

Até a próxima!

11 fevereiro, 2010

Mostrando o ícone da lixeira, pasta pessoal e do computador no Desktop

Para quem utiliza o Gnome, já deve ter surgido a dúvida de como mostrar os ícones da lixeira, do computador e da pasta pessoal no desktop.

Pois bem, para fazer com que esse ícones sejam exibidos no seu desktop use as tecla Alt + F2:

Digite gconf-editor (como mostrado na imagem acima) e clique em executar. A seguinte janela será aberta:


Vá em Apps > Nautilus > Desktop. Marque as opções de ícones que você deseja que sejam mostradas na área de trabalho.


Espero que essa dica tenha ajudado.