20 novembro, 2009

Problemas com som no ubuntu 9.10 (Karmic Koala)?


Alguns usuário da nova versão do Ubuntu (9.10- codinome Karmic Koala) tem sofrido com problemas no som. Os principais sintomas apresentados são:

  1. O som não funciona, mesmo o ícone de som ao lado do relógio estando ativo;
  2. Quando se carrega manualmente o dispositivo de som, ele apresenta estalos constantemente.

Como muitas pessoas apresentaram esse problema (inclusive eu, no meu laptop), resolvi esclarecer o problema e solucioná-lo de definitivamente.

Ao terminar a instalação do sistema operacional, o mesmo é reiniciado. Ao reiniciar, surge automaticamente uma tela de "Drivers de Hardware", que detectou que seu modem possui driver proprietário. Ele pergunta se você deseja ativa-lo e você, obviamente, responde que sim.

Ao ativar o driver do modem, o mesmo passa a usar o ALSA (Advanced linux Sound Architecture) que, como o próprio nome diz, é a arquitetura responsável pelo funcionamento dos dispositivos de som. Assim, com o ALSA trabalhando para o modem, o som não é carregado, a não ser que você carregue-o manualmente no terminal;

sudo alsa force-reload

Se você está com esse problema, basta ir até Sistema>Administração>Drivers de Hardware e desabilitar o modem.

No meu caso ele já foi desabilitado. No seu, ao invés do botão "Ativar" estar presente, será exibido o botão "Desativar". Clique nele e reinicie o computador. Ao reiniciar, provavelmente você não ouvirá nenhum som, pois o volume deverá estar no mínimo. Clique com o botão direto do mouse no ícone do som (ao lado do relógio) e selecione "preferências". Aumente o volume e ouça suas músicas!

Até mais!

16 novembro, 2009

Microsoft se rende ao mundo Linux


A Microsoft admitiu que uma ferramenta utilizada no Windows 7 usa códigos desenvolvidos pela comunidade Linux e liberados sob licença GPL v2.

A ferramenta em questão é um conjunto de códigos usado para tornar mais rápido o boot do Windows 7 em netbooks. A presença de códigos Linux no Windows 7 já havia sido apontada por programadores da comunidade Linux, mas só agora recebeu uma confirmação pública da Microsoft.

Em blog, o gerente da Microsoft para open source 7 Peter Galli afirma que “após uma investigação preliminar” a companhia constatou a presença de códigos Linux na versão do Seven para netbooks.

Galli disse que o recurso foi desenvolvido por parceiros, o que segundo ele não diminui a responsabilidade da Microsoft no caso, já que a companhia deve saber que códigos seus fornecedores estão usando.


O uso de códigos Linux pela Microsoft não é errado do ponto de vista legal, já que a licença GPL v2 torna os códigos publicados sob essa versão livres para uso.


A Microsoft anunciou ainda que tornará públicos os códigos da ferramenta de auxílio ao book que leva informações criadas pela comunidade Linux.


fonte: http://info.abril.com.br

12 novembro, 2009

Movies on Linux

Este artigo não tem por finalidade ser técnico, mas sim informativo.

Sempre que comento em minhas aulas sobre o uso de Linux, sempre surge a afirmativa errônea de que existem poucos softwares para tal plataforma. Nesse caso temos que esclarecer duas coisas:

  1. Existem mais softwares para Linux do que para Windows, sendo que a esmagadora maioria deles também é software livre e está em constante aperfeiçoamento, sendo lançadas versões de atualização em pouco tempo;
  2. As pessoas, de forma geral, padecem de um mal crônico: PREGUIÇA MENTAL. Ninguém quer ficar pesquisando qual o nome do software que faz isso ou aquilo, se o vizinho da cadeira do lado sabe que o software X faz isso em Windows.
Mas, enfim, o que tudo isso tem a ver com os recursos para edição de vídeo em Linux? Simples: todos acham que o sistema mais usado para edição de filmes, desenvolvimento 3D, etc, está baseado em Windows ou Mac. Certo? Pois é, não é bem assim. Abaixo você confere uma lista resumida de filmes que foram produzidos em Linux:

  • Shrek;
  • Titanic;
  • O senhor dos anéis;
  • Vida de inseto;

Os principais estúdios de animação gráfica (Dreamworks, Pixar e Lucas Arts) utilizam o Linux no desenvolvimento de seus filmes.


Mas por que esses estúdios utilizam Linux? Simplesmente por que os melhores softwares de desenvolvimento em 3D possuem versão para Linux, como por exemplo o Blender. Olhe só a imagem abaixo:

Foto? Não, apenas um objeto em 3D que foi totalmente em Blender. Para ver mais imagens, clique na imagem do sapo.

E sabe qual é o custo para os estúdios instalarem tal programa em suas máquinas e começarem a produzir? ZERO. Se não acredita, clique no link abaixo e baixe o programa.

Os filmes produzidos com Blender são de altíssima qualidade, e não é de se estranhar que eles ganhem as telas de cinema do mundo todo. Deseja assistir um deles? Clique na imagem abaixo:


Bom, se você entendeu que se os maiores estúdios de animação gráfica usam plataforma Linux, não há nenhum motivo para acreditar que os recursos para desenvolvimento 3D ou edição de vídeos só existam para Win/Mac.

That's all folks!

01 novembro, 2009

Ubuntu 9.10 e o novo GDM

O GDM (Gnome Display Manager) é o gerenciador de login, aquele cara que você entra com o seu nome de usuário e senha. No Ubuntu 9.04, o time da Canonical foi muito feliz na escolha do tema, colocando por default um dos temas mais bonitos que já vi.

Entretanto, o grupo desenvolvedor do Gnome já tinha atualizado a para a versão 2 do GDM, mas a Canonical preferiu por não adotá0lo no Ubuntu 9.04.

Agora na versão 9.10, entra em cena a versão 2.28 do Gnome, a qual já vem com o GDM2. Até o momento, não há como customizar de forma descente o GDM e eu ainda não entendi o motivo pelo qual ele foi bloqueado.

Frustado com a nova cara do GDM, fui buscar mais informações sobre o que poderia ocorrer daqui em diante com o mesmo. Encontrei alguns vídeos no YouTube que me deixaram realmente muito contente com o que vi. Abaixo, só um aperitivo:


Esses eram previews antes da liberação da atualização. Como podemos notar, elas não foram escolhidas. Sinceramente: achei bem melhor essas do que a utilizada pela Canonical.

Vamos ver o que vem de novidades por ai.

Até mais!