03 setembro, 2009

Softwares Livre - Navegação na Internet - Firefox

1.2 Firefox

O Firefox é o segundo navegador mais utilizado em todo o planeta, perdendo somente para o Internet Explorer. O segundo lugar não significa que tal navegador é pior do que o Internet Explorer, pelo contrário, cada dia mais usuários migram para o Firefox. A predominância do Internet Explorer se deve ao fato dele já ser distribuído com o Microsoft Windows (seja ele qual for: 95, 98, 2000, 98, XP, Vista ou Windows 7), ou seja, como a grande maioria dos usuários utilizam Windows, acabam por utilizar o Internet Explorer também. Além disso, muitas empresas não migram de navegador porque seus aplicativos rodam dentro desse navegador e, assim, teriam que atualizar todo o software já criado para uma nova versão.

A última versão do Firefox (3.5 enquanto escrevo este artigo) passou por profundas mudanças, o que o tornou muito mais rápido no carregamento de páginas. No site do desenvolvedor, o Mozilla, pode-se obter uma centena de plugins e temas. Particularmente, meu Firefox possui os seguintes plugins:

FoxTab: permite que os sites carregados em diferentes abas sejam visualizados de diversas maneira diferentes. O fundo do aplicativo pode ser configurado de acordo com a vontade do usuário. Veja como o meu está configurado:


DownloadHelper: este plugin baixa qualquer vídeo em streamer carregado em seu navegador, como os vídeos do Youtube, por exemplo. O arquivo é salvo em formato .flv.

FlagFox: este plugin indica o país em que o site está hospedado e o ip do mesmo.


Open IT Online: possibilita abrir, a partir de documentos em anexo ou para download, arquivos de texto (.doc, .odt, etc.), imagens, planilhas e PDF diretamente em programas online como o Google Docs, Zoho, entre outros.

Entre os temas, até o momento desse artigo, estão disponíveis 395 deles, todos organizados por categorias. Se você preferir, você pode personalizar um tema e intalá-lo em todos os computadores de sua empresa, de forma que ela fique totalmente personalizada (o mesmo processo de customização é possível dentro de qualquer software livre). Como você pode ver na primiera imagem, estou usando um tema que deixa o meu Firefox com a cara do Safari, da Apple.

Para baixar o Firefox em portguês, entre no site do Mozilla e clique em download.

Esqueça o Internet Explorer. Perceba a brutal diferença na velocidade de navegação.

Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário