02 setembro, 2009

Lubuntu - Ubuntu para computadores antigos

Se você ainda possui um daqueles computadores antigos parados em casa, com processadores lesados e apenas 256 Mb de ram, o que você está está esperando para botá-lo para funcionar novamente? Uma possível resposta a essa pergunta seria: ele fica muito lento com o XP (a quantidade mínima de ram para rodar o XP é igual a 256 Mb, sendo recomendado pela Microsoft 512 Mb).

Pensando em empresas e pessoas que possuem computadores antigos e que não possuem condições de fazer um upgrade nas máquinas, a Canonical, empresa desenvolvedora do sistema operacional Ubuntu, desenvolveu algumas versões do seu sistema Linux para esses tipos de computadores. Até o momento, a Canonical distribui o Xubuntu, mas junto do lançamento do Ubuntu 9.10 em outubro desse ano, a empresa irá lançar também mais uma opção para computadores com hardware restrito, o Lubuntu.

O Lubuntu é uma parceria da Canonical com a empresa desenvolvedora do ambiente gráfico LXDE. Esse ambiente gráfico é leve, amigável e versátil, seguindo os mesmos padrões gráficos do KDE. O arquivo de instalação (.iso) poderá ser baixado do site do Ubuntu e terá aproximadamente apenas 342 Mb.

De acordo com o site do LXDE, uma máquina Pentium II de 266 MHz, com 192 Mb de ram e um disco rígido a 5.400 rpm roda o LXDE com uma classificação de moderada/rápida, ao passo que em um netbook com um processador Intel Atom e 512 Mb de ram roda de forma muito rápida.

Testei a interface gráfica LXDE no Ubuntu 9.10 (alpha 2) em uma máquina virtual (VirtualBox) e fiquei admirado com a rapidez com que é carregada, mesmo como sendo um sistema virtualizado. Abaixo, alguns screenshots obtidos da minha máquina virtual:

Figura 01: desktop default da interface gráfica


Figura 02: estilo das janelas e ícones


Figura 03: navegador Firefox carregado no LXDE


Figura 04: Desligando o computador


Se você deseja utilizar o LXDE em seu linux, você poderá instalá-lo da seguinte maneira:

Adicione os seguintes canais de software da seguinte maneira: vá em Sistema > Administração > Canais de Software. Clique em "Programas de Terceiros".

Clique em "Adicionar..." e insira os dois caminhos a seguir, um de cada vez:

deb http://ppa.launchpad.net/lxde/ubuntu hardy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/lxde/ubuntu hardy main


Ao fechar a janela, os pacotes serão atualizados automaticamente e você perceberá isso porque será aberta uma janela com um gráfico de conclusão da atualização. Caso isso não ocorra, abra o terminal (Aplicativos > Acessórios > Console) e digite:

sudo apt-get update

Esse comando tem por finalidade atualizar a lista de pacotes do apt-get. Com tudo pronto, abra o gerenciador de pacotes (Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic) e procure por lxde. O gerenciador irá encontrá-lo e, então, selecione a opção e clique em "Aplicar".


Caso prefira pela linha de comando, digite:

sudo apt-get install lxde

Pronto, de uma forma ou de outra você terá instalado o LXDE em sua máquina. No próximo login, antes de digitar o nome do usuário e senha, vá em opções > sessões e escolha LXDE. Entre com o nome do usuário e senha. Aproveite sua nova interface gráfica.

Um comentário: