02 setembro, 2009

Softwares livre - Navegação na Internet


O conceito de Software Livre foi criado por Richard Stallman, tendo sua base legal seguida da adoção pela Free Software Foundation. Basicamente, um Software Livre pode ser copiado, modificado, redistribuído e utilizado sem nenhuma restrição. De acordo com a Free Software Foundation, um software é cosiderado livre quando garante aos usuários as 4 liberdades fundamentais:

  1. A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);
  2. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
  3. A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
  4. A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

Tendo em vista o exposto acima, vamos iniciar uma série de artigos que abordam os principais softwares livres que podem ser usados tanto pelas empresas (escritórios, escolas, etc) como pelo usuário doméstico. Nessa primeira seção daremos início aos navegadores de internet.


1. Navegadores

1.1 Opera

O navegador Opera está entre os mais rápidos do navegadores. Sua última versão, Opera 10.0 (enquanto escrevo este artigo) possui todas as funcionalidades de um navegador padrão, como o Internet Explorer, Firefox, Chrome e Safari.



Assim como o Firefox, o Opera é facilmente customizado. Existem diversas skins disponíveis no site do desenvoledor, as quais podem ser visualizadas, baixadas e instaladas automaticamente. Veja algumas imagens abaixo:




Como pode ser notado nas duas últimas imagens, o Opera pode ser configurado para iniciar com uma página inicial chamada Speed Dial, que nada mais é do que um conjunto de 9 sites configurados pelo usuário que podem ser facilmente acessados a partir da tela inicial. Além disso, note também que há um ícone no tray do sistema (ao lado do relógio, no canto superior direito), o que nos indica que o navegador pode ser minimizado para ele.

Se você está procurando um navegador leve, rápido, altamente customizável e gratuito, o Opera é uma das suas opções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário