31 julho, 2009

Instalando adicionais para convidados no VirtualBox

Quem utiliza o VirtualBox para rodar suas máquinas virtuais já deve ter se irritado um pouco com o fato de sempre que você entra na janela do sistema que está sendo virtualizado o mouse é capturado e, para sair de lá, é necessário apertar a tecla Ctrl do lado direito do teclado (embora possa ser configurada uma outra tecla qualquer). Além disso, o tamanho da janela nem sempre é agradável ao usuário, principalmente àqueles que virtualizam a partir de laptops cuja tela é pequena (caso de 12 polegadas, por exemplo).

Nesse artigo, vou mostrar como instalar os Adicionais para convidados, o qual é um programa que é instalado dentro da máquina virtual e melhora muito o trabalho do usuário. Além de resolver os problemas acima, o programa também permite que textos sejam copiados no hospedeiro (host) e colados no sistema virtualizado, como mostrados nas imagens abaixo:

Figura 01: texto copiado no OpenOffice Writer (Ctrl + c)

Figura 02: o texto é colado (Ctrl + v) no Microsoft Word 2007.

Para instalar os Adicionais para convidados, você primeiramente deve carregar o seu sistema operacional virtualizado. Com a máquina carregada, clique em Dispositivos > Instalar Adicionais para convidados. A seguinte janela será carregada no seu sistema virtualizado:

Figura 03: janela de instalação do programa.

A seguir, siga as instruções de instalação e reinicie e máquina. A partir de agora você poderá ampliar sua máquina de forma a cobrir toda a sua tela com a resolução desejada, copiar e colar entre o hospedeiro e o sistema virtualizado e não precisa mais ficar com o mouse preso dentro da máquina, pois agora a máquina virtual passará a funcionar como uma janela de um programa qualquer dentro do seu hospedeiro.

Até a próxima!

7 comentários:

  1. ...Não explicou como instalar... Este procedimento descrito acima só monta o cd de instalação no Ubuntu.

    Vi em outros tutoriais que se deve usar o comando sudo /media/cdrom/VBoxLinuxAdditions.run, mas este comando apresenta o erro command not foud.

    Alguém sabe como instalar?

    ResponderExcluir
  2. Estou exatamente com o mesmo problema do Anderson!!!

    ResponderExcluir
  3. É só fazer o seguinte:

    No Virtual Box, você clica em Dispositivos e então
    em Instalar adicionais de convidados.

    No linux (Ubuntu 9.10) você vai em Aplicativo->Acessórios->Terminal.
    No terminal digita:

    cd /media/cdrom ENTER
    sudo ./VBoxLinuxAdditions-x86.run ENTER

    Tem que respeitar o espaço entre "cd" e a "/
    Depois ele faz o resto.
    Caso apareça solicitando password você coloca sua senha que cadastrou quando montou.

    ResponderExcluir
  4. para quem nao conseguiu executar com os comandos acima, tente apenas abrir a pasta VBox (conforme ja citado) e ./autorun.sh

    ResponderExcluir
  5. Vlw! Me ajudou muito. Era muito chato o mouse preso dentro da janela do virtual e a tela pequena. Agora está tudo resolvido graças a vc!!!
    Grata.
    Sandra.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir