07 dezembro, 2009

Recompilando o kernel do VirtualBox

Talvez você já tenha percebido que sempre que você atualiza o seu sistema e uma nova versão do seu kernel é compilada, o VirtualBox deixa de carregar as máquinas virtuais. Isso ocorre por que o kernel do VirtualBox foi compilado sob o kernel hospedeiro que acabou de ser atualizado e recompilado, não reconhecendo-o mais.


Uma solução fácil é baixar o arquivo de instalação do VirtualBox do site oficial (www.virtualbox.org) e reinstalar o programa. Como a instalação compila todo o kernel do VirtualBox, o programa volta a funcionar normalmente.

Entretanto, ao invés de baixar o arquivo e reinstalar o programa, você pode recompilar o kernel do VirtualBox, bastando digitar no terminal:

# sudo /etc/init.d/vboxdrv setup

Espere o kernel ser totalmente recompilado e acesse suas máquinas virtuais novamente, dessa vez sem nenhum problema.

Até a próxima!

03 dezembro, 2009

ChromiumOS no VirtualBox

O pessoal do Google não brinca em serviço e o mesmo vale para o pessoal da Dell. Após algumas semanas do lançamento do ChromeOS para os desenvolvedores, os engenheiros da Dell já conseguiram fazer o novo sistema operacional rodar em seu netbook Mini 10v.

Para uma maior divulgação do novo sistema, uma imagem .img foi disponibilizada no site da Dell, e pode ser obtida no link abaixo:
Entretanto, arquivos com extensão .img foram criados para serem instalados diretamente em um pen-drive. Para instalar no VirtualBox, por exemplo, você precisaria de uma imagem do tipo .iso.

O VirtualBox possui funções que vão muito além das observadas no modo gráfico do programa. O modo escrito possui diversas funcionalidades que nos auxiliam muito no manuseio de discos virtuais, por exemplo. Para converter uma imagem .img diretamente para .vdi (que é o formato final do arquivo de um sistema operacional instalado no VirtualBox) utilize o comando no terminal (Linux) ou no Dos (Windows):

VBoxManage convertfromraw -format VDI [filename].img [filename].vdi

Obviamente você deverá estar no diretório em que se encontra o arquivos .img e substituir os [filename] acima pelos respectivos nomes dos arquivos de entrada [filename].img e de saída [filename].vdi. Veja o que fiz:

A seguir, inicie a instalação de um sistema operacional no VirtualBox de forma normal. No momento de escolher o disco virtual, marque a opção "Utilizar disco já existente", como mostrado na imagem abaixo:

Clique no botão em formato de pasta para escolher o arquivo. Será aberta a seguinte janela:

Clique em "Acrescentar" e selecione o arquivo que você criou em formato .vdi. Clique em "Selecionar" e continue a instalação de forma convencional.

Na primeira vez que você subir a máquina virtual do Chromium, você terá uma surpresa quanto à velocidade de carregamento do sistema. Aqui no meu desktop (AMD Phenon Quad-core, 4 Gb) o sistema chegou na tela de login em aproximadamente 6 segundos.

Os engenheiros da Dell colocaram o nome de usuário de "dell" e a senha também "dell". Mais alguns segundos e o sistema está completamente carregado.

Agora é com você. Instale o Chromium no VirtualBox, faça o teste e poste aqui seus comentários sobre o novo sistema do Google.

Até a próxima!