31 julho, 2009

Instalando adicionais para convidados no VirtualBox

Quem utiliza o VirtualBox para rodar suas máquinas virtuais já deve ter se irritado um pouco com o fato de sempre que você entra na janela do sistema que está sendo virtualizado o mouse é capturado e, para sair de lá, é necessário apertar a tecla Ctrl do lado direito do teclado (embora possa ser configurada uma outra tecla qualquer). Além disso, o tamanho da janela nem sempre é agradável ao usuário, principalmente àqueles que virtualizam a partir de laptops cuja tela é pequena (caso de 12 polegadas, por exemplo).

Nesse artigo, vou mostrar como instalar os Adicionais para convidados, o qual é um programa que é instalado dentro da máquina virtual e melhora muito o trabalho do usuário. Além de resolver os problemas acima, o programa também permite que textos sejam copiados no hospedeiro (host) e colados no sistema virtualizado, como mostrados nas imagens abaixo:

Figura 01: texto copiado no OpenOffice Writer (Ctrl + c)

Figura 02: o texto é colado (Ctrl + v) no Microsoft Word 2007.

Para instalar os Adicionais para convidados, você primeiramente deve carregar o seu sistema operacional virtualizado. Com a máquina carregada, clique em Dispositivos > Instalar Adicionais para convidados. A seguinte janela será carregada no seu sistema virtualizado:

Figura 03: janela de instalação do programa.

A seguir, siga as instruções de instalação e reinicie e máquina. A partir de agora você poderá ampliar sua máquina de forma a cobrir toda a sua tela com a resolução desejada, copiar e colar entre o hospedeiro e o sistema virtualizado e não precisa mais ficar com o mouse preso dentro da máquina, pois agora a máquina virtual passará a funcionar como uma janela de um programa qualquer dentro do seu hospedeiro.

Até a próxima!

29 julho, 2009

Configurando a USB no VirtualBox

Muita gente tem tido problemas em acessar dispositivos usb em máquinas virtuais criadas no VirtualBox. Existem centenas de tutoriais que explicam como proceder para habilitar, contudo, nem sempre é possível resolver o problema com as dicas encontradas nesses tutoriais.

Primeiramente, devemos verificar se o usuário tem permissão para uso do VirtualBox (o que não significa que o programa não esteja funcionando). Acesse:

Sistemas > Administração > Usuários e Grupos. A seguinte janela será aberta:


Clique em Desbloquear e entre com sua senha. Após desbloqueado, selecione o usuário (no caso o seu) e clique em propriedades. Será aberta a janela abaixo:


Na aba "Privilégios de usuário", marque a opção "Usar o VirtualBox". Clique em OK e saia das configurações de usuários.

Insira o seu pendrive (ou outro dispositivo usb que deseja compartilhar). A seguir, abra o VirtualBox e selecione a máquina virtual a ser configurada e clique em "Configurações". Nesse exemplo, estou configurando meu Windows XP:


A seguinte tela será exibida:


No canto direito da tela existem 6 botões de ação. O primeiro adiciona um filtro vazio, fazendo com que qualquer dispositivo usb possa ser utilizado pela máquina virtual, o que não é muito seguro. O segundo botão abre uma caixa de seleção para dispositivos disponíveis. Clique nele e selecione o seu dispostivo usb desejado. Na imagem acima, podemos notar que eu apenas habilitei minha máquina virtual para aceitar o meu pendrive, o qual é reconhecido pelo número de série. Nenhum outro pendrive irá funcionar se plugado (ou pelo menos não deveria).

Clique em OK e inicie sua máquina virtual.


Se você tiver instalado os "Adicionais para convidados", o dispositivo será carregado automaticamente. Se você não tiver instalado (aqui eurecomendo que instale, pois a resolução do vídeo melhora muito), clique em Dispositivos > Dispositivos usb. Selecione o seu dispositivo de interesse e ele será carregado. Problema resolvido!

Se desejar instalar os "Adicionais para convidados", carregue sua máquina virtual e, após carregada clique em Dispostivos > Instalar adicionais para convidados. Sigas as instruções e aproveite muito melhor sua máquina virtual.

Espero que este artigo seja útil. Até a próxima!